20 de outubro de 2009 | 6.227 visita(s)

História da Encadernação

4 Comentários

Os primeiros livros encadernados de que se tem notícia eram excessivamente pesados. As folhas de pergaminho vinham costuradas com nervos de boi, enquanto prescription drugs without a prescription online a capa, feita de madeira, era ornada com pedras preciosas e tachas. Não bastassem esses materiais, já bastante pesados, o livro ainda tinha um fecho, cuja função não era meramente decorativa: servia para proteger as páginas do calor e da umidade 

Com o advento da imprensa, no século XV, e a crescente demanda e difusão do livro, tem início uma era brilhante para a encadernação, que entra definitivamente na categoria das obras de arte. Por outro lado, como em muitas outras áreas, a passagem da Idade Média para a Era Moderna significou passar da idade corporativa para a da propriedade privada: as encadernações agora deixam os mosteiros para os ateliês especializados, que trabalham por encomenda de abastados mecenas, bibliófilos e colecionadores.

A arte de encadernar contava com algumas inovações técnicas: surgiam as rodas de desenho contínuo, assim como ferros apropriados às cantoneiras. Com o tempo, os nervos de boi foram substituídos por fios de cânhamo e enfeites em relevo e fechos de metal foram abolidos. Difundia-se também, por esta época, o uso do papelão em substituição às tabuletas de madeira, o que deu mais leveza às capas, e difundia-se a técnica da douração. Já no século XX, surgem as encadernações em couros diversos, percaline (tecido recoberto com resina não plástica colorida). Aparecem também os florões e estilos de encadernações reductil to buy meia cana/canaleta, muito resistente e lombo quadrado para folhas soltas.

4 Comentários

  • Que bom que a arte de encadernar evoluiu ao longo dos séculos e ainda está presente em nossa vida, mantendo assim nossos amados livros em ótimo estado e lindos nas nossas estantes e prateleiras. Mantendo viva a nossa cultura e aumentando nossa sabedoria.

  • PARABÉNS!!

    A TODOS DA ” MOURA ENCADERNAÇÃO” PELO TRABALHO DE VOCÊS QUE É A PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURAS DAS GERAÇÕES.
    E PARABÉNS PELA INICIATIVA DOS TÓPICOS EM DESTAQUE :
    * FABRICAÇÃO DO PAPEL
    * HISTÓRIA DO PAPEL
    * DIA DO LIVRO
    * CUIDADOS COM O LIVRO
    * HISTÓRIA DA ENCADERNAÇÃO
    ELES SÃO DE GRANDE VALIA, PRINCIPALMENTE PARA NÓS ESTUDANTES DE ARTES GRÁFICAS.
    PARECE BRINCADEIRA MAS NÃO É, O PROFESSOR MANDOU QUE PROCURASEMOS ARTIGOS A RESPEITO DA HISTÓRIA DA ENCADERNAÇÃO.
    E FOI JUSTO NO SITE DE VOCÊS QUE ENCONTREI A MELHOR DEFINIÇÃO, POIS HA MUITO POUCO ARTIGO A RESPEITO.
    MAIS UMA VEZ PARABÉNS, VOCÊS AJUDARAM E MUITO VOU FAZER QUESTÃO DE DIVULGA-LOS.
    ATENCIOSAMENTE

    ANTONIO CARLOS
    ESTUDANTE DE ARTES GRÁFICAS E GRÁFICO POR VOCAÇÃO.

  • Parabéns pela iniciativa de colocar a disposição artigos e noticiais sobre Restauração e encadernação, assuntos de suma importancia para a conservação da informação.

  • Moura Encadernação
    04 de junho de 2010 às 13:00

    Prezada Barbara,

    Toda a equipe da Moura Encadernação agradece pelas palavras e o incentivo.

    Cordialmente,
    Vanessa Moura

Deixar um Comentário